Segunda-feira, 8 de Maio de 2006

O melhor amigo do homem

 

As cores, tamanhos e comportamentos são os mais variados. Podem ser brancos, pretos, marrons, amarelados, cinzentos, malhados, grandes ou pequenos, enormes ou nanicos, dóceis ou agressivos, gentis ou mal-humorados, brincalhões ou sisudos. Não importa. Difícil é não gostar deles. Os cães, passa ano entra ano, estão sempre na moda, ostentando, orgulhosos, o título de "melhores amigos do homem". Pergunte a qualquer criança se isso não é verdade.

É bom saber, porém, que "o melhor amigo do homem" conta com uma importante aliada para permanecer neste posto: a Química. Sem ela, seria muito mais difícil para os cães partilhar cantos e recantos com crianças e adultos. Você nem imagina, por exemplo, a importância do naftil-N-metilcarbamato, conhecido como carbaril, do diclorovinil dimetil fosfato ou do éster-3-cloro-4-metil- oxicoumarina-O, o-dietiltiofosfórico, vulgo coumaphós, na vida de um cão e, claro, de seus donos (ou, para ser politicamente correto, de sua família adotiva). Esses produtos químicos com nomes complexos, entre vários outros, são responsáveis pelo combate a uma verdadeira praga para cães e seres humanos: as pulgas. Eles estão presentes no talco, na coleira e no sabonete antipulgas. Confesse: só de pensar que sem a Química esses produtos não existiriam, já dá vontade de se coçar.

Mas não pense que a participação da Química no mundo canino pára por aí. Entre em uma loja de artigos para cães e verifique você mesmo. Na ração balanceada, no xampu especial, nos vermífugos, na pasta de dentes especialmente formulada para cães e em vários outros artigos exclusivos você vai encontrar a presença da "melhor amiga do melhor amigo do homem", a Química. Sem ela, tenha a certeza, cães e humanos teriam uma convivência bem menos alegre e saudável.

Texto: Luiz Carlos de Medeiros ( MTb: 12.293)

Retirado de :www.abiquim.org.br


sinto-me:
publicado por noseaquimica às 12:31

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Identificação

.Maio 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts recentes

. Etapa Final

. O Volume diminui?

. O melhor amigo do homem

. Dia da Mãe

. Descrição das Famílias da...

. Fazendo um indicador ácid...

. Identificando ácido e bas...

. Dia do Sol

. O equilíbrio ácido-base e...

. Dia do trabalhador

.links

.Arquivos

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds